Impermeabilização: Drywall e áreas sujeitas à umidade

placa-ru-umidade-solara

Revestimentos em paredes realizados em Drywall que são instalados em áreas úmidas necessita ter uma impermeabilização na face inferior, para impedir que o contato com água empoçada chegue até as placas de gesso. Geralmente nas áreas que contem umidade usa-se placas RU (Resistente a Umidade). Essas placas apesar de resistir a umidade e alguns respingos não são impermeáveis, entretanto precisa ter a face exposta com água corretamente tratada.

Para ser realizada a impermeabilização podem ser utilizados os tipos de sistema das normas técnicas da ABNT. São várias opções, mas as mais comuns são: membrana acrílica, membrana de asfalto elastomérico (para aplicação a frio) e cimento polimérico.

Conforme a norma NBR 9574 – Impermeabilização – Execução, deve se aplicar no rodapé o impermeabilizante no piso e nas paredes até uma altura de 30cm e 20cm acima do piso acabado.
Nos locais onde obtém lavagem com frequência como pisos e paredes devem receber um tratamento especial para impedir a passagem da água. É importante também fazer uma calafetação com mastique ou passar acrílico no montante onde a placa é fixada no Drywall. Qualquer tipo de material que for fixado na parede deve ser calafetado.
Depois de se realizar a impermeabilização podem colocar na parede qualquer tipo de acabamento, como pintura, pastilhas, cerâmica, granito, entre outras. A comissão Técnica da associação Drywall conclui: ‘’ Não há qualquer risco em utilizar os sistemas Drywall em áreas úmidas, desde que se tomem os cuidados essenciais de impermeabilização, que também são utilizados na alvenaria convencional’’.


Pensando em construir uma casa em Drywall?

Fale conosco!


CompartilharShare on Facebook0Tweet about this on TwitterShare on Google+0Email this to someone

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *
Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>