O que é Construção a seco?

solara-contrução-a-seco1

Porque o nome de construção a seco?

A construção a seco, dispensa o uso de água, cimento, areia e tijolos. Estes são substituídos por aço galvanizado que são fixados por parafusos e ou fixadores que formam a estrutura “esqueleto” da edificação. E para a sua vedação são utilizados, barreira de vapor (também conhecido como Tyvek ou Membrana), placas cimentícias externas, placas de gesso acartonado no interior e isolantes termo acústicos.

Os componentes garantem a estanqueidade da obra ou seja, sem vazamentos. Como não é usado água para a construção da edificação surgiu o termo construção a seco.

Neste post abordaremos um dos tipos de construção a seco, o LSF- Light Steel Frame .

O Steel Frame (construção a seco) é resistente?

Sim, criou-se um mito em que esse tipo de construção é frágil, o Steel frame é tão resistente quanto a alvenaria, composto por estruturas metálicas que são fabricadas em aço galvanizado para garantir a sua resistência o que a torna autoportante (em que sua estabilidade é assegurada), capazes de receber cargas verticais, de vento, e cargas de cortes (sismos: tremor de terra, terremotos, e etc.)

O Steel Framing ou Drywall enferruja?

solara-contrução-a-seco-estrutura

Não. O aço recebe uma proteção “banho de galvanização”, que é um processo de aplicação de uma camada de zinco ou liga de zinco que evita a corrosão dos perfis. O steel Framing poe ser construído até em regiões litorâneas.

Qual tipo de revestimento pode instalar no Steel Frame?

Assim como o método convencional, o Steel Frame pode receber uma variação de acabamento, como pintura, azulejo, grafiato, textura rolada, etc. A diferença é que a superfície entregue é lisa e uniforme, facilitando a instalação de acabamentos.

Como é a manutenção na Construção a Seco (Steel Frame)?

sem-entulho

Sem quebradeira e sem entulhos. Isso mesmo!

Não precisa quebrar toda a parede para fazer manutenção. Veja como é simples!

2

Como as tubulações de elétrica e hidráulica, passam entre a extensão do perfil, é muito fácil  localizar o foco a ser feito a manutenção. Basta cortar com o estilete, fazer o reparo e colocar a placa novamente, passar massa, fita e pintar. Sem quebradeira.

Como fica o conforto térmico na construção a seco (Steel Frame)?

As propriedades das placas de gesso, placas cimentarias e a composição da estrutura (membrana + lã de vidro), faz com que a temperatura fique estabilizada, ou seja, no verão o ambiente fica fresco e no inverno quentinho.

Quais materiais compõe a construção a seco (Steel Frame)?

Muitos dos materiais que compõe a construção a seco são certificados e possuem selos verdes. Segue alguns produtos:

Membrana Hidrófuga
Utilizada nas paredes externas, a Membrana forma uma barreira contra a umidade não permitindo que a umidade externa alcance o interior das paredes, o que evita a proliferação de fungos.

OSB (Oriented Strand Board)
É um painel estrutural de tiras de madeira orientadas perpendicularmente, em diversas camadas, o que aumenta sua resistência mecânica e rigidez. Essas tiras são unidas com resinas aplicadas sob altas temperatura e pressão. OSB tem a função de vedar e contraventar a estrutura de paredes, entrepisos (lajes) e telhados (quando usado a telha shingle).

Placa cimentícia
Faz parte do fechamento de paredes estruturais, paredes de vedação, fachadas, em ambientes externos e internos. Resiste às ações do tempo e possibilita variação acabamentos.

Siding Vinilico
Revestimento de PVC em réguas para uso externo, rápido de instalar, de baixa manutenção e dispensa pintura. Veja mais sobre o Siding Vinilico aqui!

Placa de gesso
Para paredes, forros e revestimentos internos. Com variações para ambientes secos ST (Standard), Úmidos RU (resistente a umidade), e RF (resistente a fogo).

Lã de vidro

lã-de-vidro-solara

É uma massa de fibras de vidro, semelhante na aparência de uma lã, utilizada como isolante, material de embalagem e filtros de ar. Possui excelentes desempenhos térmico e acústico, tanto para o Drywall (divisórias internas) quanto para o Steel Frame (Paredes externas) e no forro.


Pensando em construir uma casa em Steel Frame? 

FALE CONOSCO


CompartilharShare on Facebook0Tweet about this on TwitterShare on Google+0Email this to someone

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *
Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>